terça-feira, 25 de novembro de 2008

CONSCIÊNCIA NEGRA






1915 - Surge o primeiro jornal negro da capital paulista, O Menelik. Assim como outros orgão da imprensa negra do Brasil da época, tais como os jornais, O Bandeirante , O Alfinte, entre outros. O Menelik traduzia os anceios do homem negro no Brasil através de uma imprensa que primava pelas denúncias praticadas pelas "segregação racial" no País.


1931 - É fundada em São Paulo a Frente Negra Brasileira (FNB) que apesar de apresentar tendências fascistas em seu programa, congregava alguns socialistas que posteriormente fundam a Frente Negra Socialista. Transformando-se mais tarde em 1936 em partido político, foi fechada como outras organizações pelo golpe do Estado Novo de Getúlio Vargas em 1937.


1932 - Organiza-se a Frente Negra Socialista em São Paulo.


1945- No Rio de Janeiro o Comitê Democrático Afro-Brasileiro, defende a Constituinte, a Anistia e o fim do preconceitos racial e de cor.


1950- Reunião do Conselho nacional da Mulheres negras, Rio de janeiro.



1969- O governo do general Médici durante a Ditadura militar(1964-1985), proíbe notícias sobre guerrilhas, índios e movimento negro e discriminação racial. Condenação do apartheid na África do Sul pela ONU (Organização da Nações Unidas).


1978- Início da organização do Movimento Negro Unificado (MNU), que declara em assembléia nacional realizada na Bahia, o 20 de novembro, data da morte de Zumbi, como o dia Nacional da Consciência Negra.







Foto de Correia Leite - Socialista da Frente Negra