segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL


IMAGENS E REPRESENTAÇÕES DO NATAL NO TEMPO


Krampus é uma criatura mitológica que acompanha São Nicolau durante a época do Natal. A palavra Krampus vem de Krampen, do alemão "garra". Nos Alpes, Krampus é mrepresentado por uma criatura semelhante a um demônio que avisa e  pune as más crianças.



Krampus e São Nicolau visitam uma casa vienense - 1896



Incrível trégua não oficial no Natal de 1914 entre ingleses e alemães na Primeira Guerra Mundial é representada aqui em uma gravura da época.
"A maioria das confraternizações se deu nos 50 quilômetros entre Diksmuide (Bélgica) e Neuve Chapelle. Os soldados britânicos e alemães descobriam ter mais em comum entre si que com seus superiores – instalados confortavelmente bem longe da frente de batalha. O medo da morte e a saudade de casa eram compartilhados por todos. Já franceses e belgas eram menos afeitos a tomar parte no clima festivo. Seus países haviam sido invadidos (no caso da Bélgica, 90 por cento de seu território estava ocupado), para eles era mais difícil apertar a mão do inimigo. Em Wijtschate, na Bélgica, uma pessoa em particular também ficou muito irritada com a situação. Lutando ao lado dos alemães, o jovem cabo austríaco Adolf Hitler queixava-se do fato de seus companheiros cantarem com os britânicos, em vez de atirarem neles." Fonte: Aventura na História


MITRA O DEUS DO SOL


   O cristianismo  comemorou  o nascimento de Jesus pela primeira vez no ano 354. A  festa pagã, chamada de Natalis Solis Invicti ("nascimento do sol invencível"), era uma homenagem ao deus persa Mitra, popular em Roma. As comemorações aconteciam durante o solstício de inverno, o dia mais curto do ano. 


NATIVIDADE MÍSTICA BOTTICELLI ( 1445-1510)



ZEITGEIST